top of page

Maria Marante    

                                                               ARTE DE RECICLAR E REUTILIZAR   

What A Wonderful World - Louis Armstrong
00:00 / 00:00

"A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."

                                                                                               Leonardo da Vinci

Site livre de acordo ortográfico

e em total desacordo!

"As notáveis realizações da celebrada Revolução Industrial são agora seriamente questionadas, porque não se tomou então o Ambiente em consideração. Pensava-se que os céus eram tão vastos e tão azuis que nada Ihes poderia vir a tirar a cor; que os rios eram tão grandes e a água tão abundante que não podia haver actividade humana que Ihes tirasse a pureza; que havia tantas árvores e tantas florestas, que nunca poderíamos acabar com elas, até porque elas voltam a crescer. Hoje, já temos obrigação de saber."

                                                                                                                                                                               Vitoria Chipeto, Zimbabué, 1986

"Não temos mais escolha. Ou a humanidade adapta o seu comportamento para dar suporte ao desenvolvimento sustentável - o que significa parar de poluir o ambiente, permitindo a renovação dos recursos naturais e contribuindo para melhorar o bem-estar de todos - ou assina sua própria, mais ou menos iminente, sentença de morte."                                                                              

                                                                               

                                                                                                             Koïchiro Matsuura, Director-geral da Organização das Nações Unidas para

                                                                                                               Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no lançamento da Década. 2005

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                              É urgente REDUZIR o consumo, REUTILIZAR e RECICLAR

 

RECICLAR E REUTILIZAR

 

Embora sejam bastante conhecidos, os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos ainda geram muitas dúvidas no que diz respeito à sua diferença:

- Afinal, em que difere o acto de reciclar do acto de reutilizar?

- Qual das duas alternativas é mais sustentável?

Confira os conceitos a seguir e saiba como diferenciá-los!

Reciclar:

Reprocessamento e produção de novos materiais, “re-ciclar”, ou seja, inserir o material/objecto num novo ciclo de produção de matéria prima. Nesse sentido, pneus velhos podem-se transformar em novo composto, para asfalto ou relva artificial, e garrafas PET podem-se transformar em fibras de poliéster (o chamado “tecido pet”), por exemplo. Entre os resíduos recicláveis por outros processos estão também vários tipos de papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos. Todo o processo de conversão desses materiais elimina o desperdício, contribuindo para a redução do consumo de matérias-primas, energia e a poluição dos recursos naturais, além da emissão de gases de efeito estufa. O processo de reciclar é muito mais sustentável e econômico, do que começar um novo ciclo novo de produção.

Reutilizar:

A reutilização de um material, por outro lado, dispensa o reprocessamento, o materia/objecto não é transformado num novo produto / matéria prima, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso. Ao reutilizar um produto, podemos aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem ser transformados em blocos de rascunho, móveis podem ter novas funções, garrafas podem-se tornar objetos de decoração, etc.

A reutilização contribui para a gestão do lixo, reaproveitando uma matéria-prima que iria acabar em lixeiras, aterros ou queimadas reduzindo a exploração de recursos naturais para a produção de novos materiais.

Nesse ponto, vale lembrar que, ainda que diferentes, os dois processos são igualmente importantes em suas contribuições para o meio ambiente e a gestão de resíduos. O objetivo afinal, é o mesmo; combater o desperdício de materiais e contribuir para a diminuição de passivos nos aterros e da exploração de recursos naturais. Ao prolongarmos a vida útil dos resíduos, tanto pela reciclagem quanto por sua reutilização, cumprimos o papel essencial de reduzir o consumo de energia e matéria-prima para a produção de novos produtos, poupando os recursos naturais do nosso Planeta.

 

 

 

 

 

bottom of page